quinta-feira, 6 de maio de 2010

Filha de Rapariga com Soldado!

É assim que, comicamente, minha mãe chama quando quer me dar um puxão de orelha. Ela defende a afirmativa veementemente, pois meu pai já serviu às forças armadas e ela se diz uma jovem e ingênua rapariga -no contexto de Portugal, viu- quando o conheceu.
Lembro-me de já ter ouvido minha avó chamá-la da mesma forma, virou quase uma pilhéria hereditária. Talvez ela nem saiba ao certo o que isso quer dizer, mal sabes que acerta em cheio na brincadeira.
Vou para a época da Segunda Guerra Mundial. Os militares, geralmente recém chegados em cidades como Fortaleza, por exemplo, tinham o hábito de se envolverem com moças locais. Chamavam-nas para conhecer a tal Coca Cola e, de um breve envolvimento, elas apareciam com um ‘primo’ para criar. É, esses são os filhos da Coca Cola... filhos de raparigas com soldados.
“Somos os filhos da revolução, somos burgueses sem religião...” Porém não foi se referindo a esse ilustrativo contexto que Renato Russo criou esta letra. Ele falava da opressão, da manipulação de informação que acabou por estagnar o conhecimento e criou uma geração descartável.
Mas nossos pais, muitos deles venceram. E hoje nos dão tudo que eles gostariam de ter tido. E muitos dos jovens de hoje, ao invés de aproveitarem as oportunidades que eles nos proporcionam, preferem entorpecerem-se com divertimento banal e um conhecimento vulgar.
Ainda há aqueles que apreciam boa música, bons costumes, boas oportunidades. Jovens que têm perspectiva. Afinal: “Somos o futuro da nação.”
Pensarei bem antes de repassar a anedota aos meus filhos. Será que ainda poderei chamá-los de filhos-de-rapariga-com-soldado, ou apenas filhos-da-mãe, talvez filhos-de-laboratório...
Quem é que vai saber?

3 comentários:

  1. Quem é que vai saber? Adorei, misturou tudo e no final ficou bem legal... Deu tudo certinho.

    ResponderExcluir
  2. Somos o futuro da nação.
    Os jovens sempre são.
    Embora os jovens mudem a cada ano, ainda são o futuro da nação.

    Gostei da parte histórica, não sabia de nada disso. Agora eu sei =D.
    Até depois.
    Beijos e abraços!
    =]

    ResponderExcluir
  3. Nossa Tamyle, não conhecia o seu blog, gostei muito!
    Interessante como você escreve ;)
    Beijos

    ResponderExcluir

E então???